16 de março de 2011

Como é feito o Esmalte?

Com um processo cheio de etapas, que leva,em média, seis meses desde a ideia inicial até chegar ás prateleiras. Normalmente, são lançadas duas coleçoes por ano, além des edições limitadas, e cada coleção costuma ter de seis a oito novas cores. Mas isso tudo depende do fabricante - até porque fazer esmaltes dá um trabalhão! Olha só.





1. Definição das novas cores

Os fabricantes ficam ligados nos principais desfiles de moda para checar que cores serão tendência. Depois, ajustam essas informações ao perfil de suas consumidoras. Geralmente, é a equipe de marketing que cuida disso. Porém algumas empresas fazem até parcerias com estilistas.


2.Batizado do esmalte

Esse é mais um trabalho para o marketing da empresa fabricante. O nome do esmalte geralmente tem a ver com a cor e a tendência em que ele foi inspirado. Por exemplo, o Twiggy, da coleção Risqué Pop 4 you, homenageia a modelo britânica de mesmo nome que virou um ícone fashion nos anos 60. Já o Santo Luxo, da Impala, é verde-escuro, uma cor muito usada nos vestidos da realeza.


3.Escolha dos ingredientes

O departamento de controle de matérias-primas analisa cada uma delas para checar se estão destro dos padrões de qualidade. As mais usadas são: solventes, resinas, agente plastificante (não deixa o esmalte ficar quebradiço) e, claro, os pigmentos, que são as cores. As embalagens tanbém são analizadas nessa fase.




4. Com a mão na massa

Os materiais são despejados em um tanque de aço inox para formar a base do esmalte. Tudo segue uma ordem definida, de acordo com as propriedades quimicas de cada composto. Inicialmente, essa base é incolor - mas não tem nada a ver com aquelas bases fortalecedoras ou de extrabrilho. É uma base padrão, que vai virar o esmalte depois.


5.Controle de qualidade

O pessoal do controle de qualidade checa se a base fabricada pode ir para a proxima etapa. Eles varificam, por exemplo, se a  viscosidade e o odor estão dentro do padrão. Se houver algum problema, ainda da tempo de corrigir! Se estiver tudo certo, é a hora de adicionar pigmentos na mistura para dar a cor. Depois, ela passa novamente por um controle de qualidade em que novas especificações são checadas, como a textura. Só então o esmalte vai para os frascos e de lá...para as suas mãos!
*Reportagem retirada da revista Capricho

1 comentários:

Postar um comentário

Pinterest Google Plus Rss Twitter