21 de maio de 2011

Tirar ou não tirar as cutículas?

Tira, cutuca, empurra - nunca deixamos a cutícula em paz. A verdade é que a danada é um grande tabu entre as mulheres e, entre outros questionamentos, nos perguntamos: tirar ou não tirar essa pele que insiste em crescer ao redor das unhas?


Tirar ou não tirar as cutículas? Isso é uma questão que gera dúvida entre as mulheres. O hábito mais comum é usar o alicate e remover toda aquela pele fininha que insiste em crescer ao redor das unhas e incomodar na hora de aplicar o esmalte. Entretanto, é importante saber que as cutículas não estão ali à toa. Elas têm a função de aderir às unhas e servir de proteção contra bactérias causadoras de doenças. Por isso não é aconselhável retirá-las sempre. Sabendo disso, várias mulheres vêm mudando os hábitos e agora fazem as unhas sem retirar completamente as cutículas. É uma maneira de aliar beleza e saúde, por isso tem se tornado preferência. Ao remover as cutículas, a pele fica exposta à penetração de produtos químicos, além de bactérias e vírus que podem causar micoses, infecções e até danos no crescimento da unhas. A retirada pode causar alguns desconfortos, inclusive infecções, como a paroníquia. Paro-quem? "A paroníquea é uma infecção que ocorre na junção entre a unha e a pele, na região da cutícula, muitas vezes desencadeada por traumas gerados quando ela é retirada. Esta infecção deve ser tratada imediatamente, pois além de muito dolorosa, pode gerar danos a matriz ungueal, com sequelas como alterações da conformação da unha que podem ficar para sempre"
 Sabendo disso, o ideal é remover somente os excessos e empurrar o restante com uma espátula. Uma dica é fazer isso todos os dias após o banho, quando elas estão “molinhas”.
Ou você pode também utilizar o AMOLECEDOR DE CUTÍCULAS e eu recomendo o da MIRRA's pois estou usando  e é MUUITO BOM ..
 Além disso, as cutículas precisam estar bem hidratadas. Se elas estiverem secas, não há esmalte que consiga deixar as unhas bonitas. Para solucionar este problema, existem diversos produtos para cutículas. A maioria deles tem propriedades nutritivas que tratam a pele, hidratam e amaciam as cutículas.

Assim, deduz-se que sua retirada pode causar alguns desconfortos, inclusive infecções, como a paroníquia. Paro-quem? "A paroníquea é uma infecção que ocorre na junção entre a unha e a pele, na região da cutícula, muitas vezes desencadeada por traumas gerados quando ela é retirada. Esta infecção deve ser tratada imediatamente, pois além de muito dolorosa, pode gerar danos a matriz ungueal, com sequelas como alterações da conformação da unha que podem ficar para sempre"


Não quero mais tirar
Sempre há como mudar seus hábitos. O aconselhado é, a princípio, hidratar bastante a região, com óleos ou cremes. A farmacêutica Sheila conta que as europeias usam produtos específicos para o afinamento da cutícula. Eles possuem, em sua fórmula, substâncias ácidas, como o ácido salicílico, e queratolíticos, que quebram a queratina, amaciando e afinando a cutícula. Depois, é só empurrá-la em direção à base da lúnula, a "marquinha branca na região proximal dos dedos", como explica Adriano.



Mas e se eu quiser continuar tirando, posso? Claro que pode! Obviamente, seu organismo ficará mais exposto, mas cuidados podem ser tomados para que os danos sejam mínimos. Segundo Juliana Souza, manicure do salão Pretty Face Coiffeur, no Rio de Janeiro, algumas clientes optam por manter as cutículas, mas a maioria ainda pede sua retirada. A própria Sheila admite que tira as cutículas, mas ressalta a importância de procurar um profissional para fazer o serviço. "Se tirar, o faça com um profissional, não em casa. A falta de habilidade pode levar a cortes, infecções sérias, inchaço e até mesmo ao uso de antibióticos", alerta. A manicure deve ter habilidade para a remoção, que não pode ser exagerada.

Para se proteger, a hidratação é de extrema importância. Além de prevenir danos na pele, hidratar também tratará mãos e cutículas. Lembre-se de sempre ter um creme para mãos ao alcance! São indicados aqueles com óleos vegetais, de canola (que tem ômega 3, 6 e 9), óleo essencial de lavanda (com ação regeneradora e antisséptica) e agentes hidratantes, como o ‘hidrovance’, derivado da ureia, que melhora o aspecto da pele, promove a proteção, a elasticidade da pele e possui ação imediata e prolongada. Tirando ou não, o importante é sempre manter mãos e cutículas hidratadas, para que, além de bonitas, suas unhas sejam saudáveis.
CURIOSIDADE :
Você sabia que é lei nos Estados Unidos e em alguns países da Europa não retirar cutículas? Por lá, as manicures hidratam a pele com produtos adequados e empurram-nas com espátula, sem cortes.

Meninas, agora estou curiosa...
Você tiram ou não tiram a cutícula?!
Beijoss lindas :)

13 comentários:

devo admitir que eu tiro as minhas pq acho feio com... as minhas são grossas e mto ressecadas =x

Tiro sim, o excesso. e sigo direitinho as dicas de hidratar bastante porque faz parte da proteção e de nossa saúde. beijinhos

Eu não tiro minhas cutículas. Tive sorte com a minha genética,pois elas são bem fininhas.

Adorei essa questão falando sobre a culicula..eu tenho o habito em não tira so os exessos!!!pois procuro hidratar bem elas como eu acabei de ler...eu acho que estou fazendo tudo certinho mesmo...adorei a dica!!!!!!

Eu não tiro mais! Tirava, mas aboli o alicate da minha vida! hihi!
Adorei o seu post... em breve tbm vou fazer um pra mostrar como minhas unhas evoluiram depois que eu parei de atacar as cutículas!!

També uso Mirras

unhasdali.blogspot.com
bjo bjo

Tiro as minhas sim, são fininhas e também assanhadas...

http://universonefertiti.blogspot.com

Eu tentei uma vez passar um tempo sem tirar as cutículas, ainda cheguei há 2 meses, mas não ficou tão legal assim. Terminei voltando a fazê-las. Mas tem muitas meninas que não tiram,hidratam direito e ficam lindas. Quero tentar de novo, pq detesto quando ficam sensivel, doem até batendo água.

Beijos,
http://muraldebeleza.blogspot.com
@MuraldeBeleza

Bem..no salão é uma verdadeira "guerra" com as clientes para mudarem a opinião de tirar a cutícula muito profunda. O que é válido é uma conversa esclarecedora, explicando os benefícios e malefícios para cada caso. Existem clientes que amam "cutucar", e outras enquanto não sentem dores, quer que "enfia" o palito até o fim.

Procuro conversar muito com elas, pois muitas vezes chegam com a opinião formada no salão

Antes eu não tirava, mas de uns tempos pra cá comecei a tirar, não sabia que era tão importante hidratar a cutícula... Adorei o post!
Carol

http://www.muitoesmalte.blogspot.com

Começei a tirar quando era bem nova pois começava a doer os cantinhos do meu dedo.
Adorei o post

www.k-santana.blogspot.com

Todas nós sabemos que o ideal seria não tira-las, mais como somos teimosas e vaidosas, sempre estamos lá cutucando, mais já existem hidratantes que prometem diminuir uns 80% a cutícula.
Mais nada melhor que uma unha sem nenhuma cutícula né?
Mil Bjus
http://cantinhodimulher.blogspot.com

Não tiro nunca!!
Confesso sim,que já tirei,mas tem mais de 1 ano que não tiro e conto com um verdadeiro arsenal para hidratá-las..

beijos

maosglamourosas.blogspot.com

Confesso que tiro as cutículas, mas depois fica aquela pele descamando um horror adorei o post era uma curiosidade minha. Bjokas

Postar um comentário

Pinterest Google Plus Rss Twitter